quinta-feira, 20 de março de 2008

REGRAS BÁSICAS DO HANDEBOL







ÁREA DO GOL

Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado tiro livre. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejudizo para a ação do adversário.

GOLEIRO / GOL

O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra; é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.

MANEJO DA BOLA


É PERMITIDO, lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. É PROIBIDO, segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

COMPORTAMENTO

É PERMITINO, para com o adversário - Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo.
É PROIBIDO, arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.

TIRO DE META

O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.

TIRO LATERAL

O tiro lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.

TIRO DE 7 METROS

Este tiro apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo evadi-la ou mover este pé.

TIRO LIVRE

É ordenado tiro livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos tiros de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.

O TIRO DE ÁRBITRO

Um tiro de árbitro é ordenado nos seguintes casos:
A) Quando os jogadores das duas equipes cometem ações anti-regulamentares ao mesmo tempo, na quadra.
B) Quando a bola toca o teto ou objeto fixado sobre a quadra (11.2, 12.3, 13.2, 18.7c)
C) Quando o jogo é interrompido sem que tenha havido qualquer infração, e a bola não esteja em poder de nenhuma equipe.
Sem apitar o árbitro central lança a bola verticalmente para cima no local onde ela se encontrava no momento da interrupção do jogo.
Se este local está situado entre as linhas de área de gol e de tiro livre, o tiro de árbitro é executado do local mais próximo fora da linha de tiro livre.
Na execução de um tiro de árbitro, todos os jogadores, salvo um de cada equipe, devem estar pelo menos 3m do árbitro (13.1o). Os dois jogadores devem estar um de cada lado do árbitro, cada um do lado de seu próprio gol. A bola somente poderá ser jogada quando atingir o seu ponto mais alto.
Obs: Os jogadores poderão tocar, ou dominar a bola para si mesmo.

EXECUÇÃO DOS TIROS

Antes da execução de todos os tiros citados acima a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadors deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o tiro como cobrado e aplicar reversão da jogada.

33 comentários:

Anônimo disse...

mito bom o blog de vcs..gostei msm..queria tirar umas duvidas se pudessem me responde agradeceria..
Gostaria de saber se é permitido driblar com as duas mãos ao msm tempo e se eu posso começar diblando com a direita e trocar de mão para driblar com a esquerda, e vice-versa!!

desde ja obrigada!!

Nic'kMorais disse...

não tem a regra o tiro de arbitro



valeeuu

Anônimo disse...

Olá professor Francinaldo, meu nome é Tássia de Castro,tenho 11 anos e eu achei muito interessante o seu blog sobre handebol! Eu precizo fazer um trabalho com as regras,faltas e penalidades, precizo também do sinal que o juiz faz quando um jogador comete a falta, se o senhor ler esta menssagem antes do dia 22/05 por favor, coloque essas coisas para mim! Obrigada.

Unknown disse...

olá professor Francinaldo meu nome é Ana Beatriz tenho 11 anos estou fazendo um trabalho sobre handebol e achei seu blog muito enteressante
!!!!
até

Anônimo disse...

professor há uns erros de português no seu blog.É de menos mais acho que poderá confundir alguém.Obrigado!!!

naniha disse...

oi professor adorei o seu blog beijos alana do 7 ano do cpu

Anônimo disse...

nao gosto de handebol

tudo sobre arthur disse...

qeria saber sobre tiro de arbito
mi da seu orkut que vc mi fala por la ok

Anônimo disse...

Olá Prof°Francinaldo..
Me chamo Vitória e tenho 11..
Tenho q fazer uma pesquisa sobre handebol e achei seu blog mtu interessante, e ajudou bastante..

Obg!

Anônimo disse...

Olá Prof°Francinaldo..
Me chamo Juliana e tenho 13 anos..
Tenho q fazer uma pesquisa sobre handebol, e gostei mtu do seu blog, vc esta de parabens!!
=)

Belieber para sempre disse...

Professor eu quero sabe se tem escanteio e como e cobrado
Obrigada!
Por Vitoria M.

CADERNO DIGITAL ROMANO E LORENZO disse...

Muito obrigado, estava precisando para um trabalho de Educação Física. Me ajudou muito.

Luciete rj disse...

É PROIBIDO, segurar a bola durante o máxio de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

Está certo este texto? seria possível revê-lo?
Um abraço Luciete

Anônimo disse...

Achei muito bom !
Pena que achei tarde, pois não tem tudo que eu preciso para o meu trabalho de ed. física, mas tinha algumas questões...
Porém pode colocar mais coisas sobre handebol, e falar sobre outros jogos !

Anônimo disse...

gostei,mas deveria concertar seus erros absurdos e colocar mais coisas,melhore e me procure, Mariana Freire de Figueiredo sou puta bjs

Anônimo disse...

.

Anônimo disse...

gostei muito do seu blog,mais deveria ter algumas regas bascas menores e melhores de se entende.
ok?

Trier Volkstanzgruppe disse...

Muiito boom o Blog

nathý disse...

caracas tem tudo o que eu queria O.o

natyy disse...

coloca bola ao chão e execução e aí tá beleza

Anônimo disse...

muito interessante seu blog tudo q eu queria saber para fazer um bom jogo.So precisava de algumas dicas basicas e funcionais intende?
mais mesmo assim valeu pela ajuda *--*

Anônimo disse...

Olá professor:Francinaldo,eu me chamo Zaynne tenho 11 anos,e tive que fazer um trabalho de Educação Física, e o seu blog me pareceu muito interessante, e pelo visto,não é que eu tinha razão.Aqui tinha tudo o que precisava,e me ajudou muito. Obrigada,pela a sua ajuda. Tchau.!!!!!!!!

Gaabs' disse...

Muito boa essa ideia de postar coisas sobre handebol.. ajudou muito a fazer meu trabalho.... huauhasuhasuhashu.... Parabéns mesmo assim.

Anônimo disse...

Olá, professor Francinaldo gostei esutou fazendo um trabalho de handebol e gostei muito do seu blog



Desde ja Anonimo bjs ;*

Anônimo disse...

me ajudou muito com o trabalho , mas tem que observar a sua escrita vc escreveu: ''permitina''

Anônimo disse...

mas o que é tiro de escanteio??faltou isso,mas o trabalho ficou mt bom!!1

Anônimo disse...

Oii meu nome é Caroline, tenho 11 anos... Gostei muito do seu site sobre o Handebol, estou precisando da história do Handebol até amanhã dia 26/02/2014 ... Atéé!

Anônimo disse...

muda a cor de fonte

Anônimo disse...

Não gostei, somente aparece os motivos de esse tiro acontecer, não está explicando como esse tiro é.
Agradeço

Unknown disse...

Gostei muito do site,mas a cor das letras ficaram fortes😂

Unknown disse...

Vdd, poderiam mudar

Nathbol disse...

Ta fazendo o que nesse blog então?

Unknown disse...

Boa noite

Gostaria de saber se o atleta de handebol com a posse de bola e driblando ele poder trocar a posse de bola e mão direita para a esquerda e visa versa