domingo, 23 de março de 2008

A história do handebol

A história do handebol
Homero, na Odisséia, foi quem primeiro citou o handebol, depois foram os romanos, mas a Alemanha é quem iniciou o jogo como se conhece hoje.


O jogo de “Urânia” praticado na antiga Grécia, com uma bola do tamanho de uma maçã, usando as mãos, mas sem balizas é citado por Homero na Odisséia.
Também os Romanos, segundo Cláudio Galero (130-200 DC), conheciam um jogo praticado com as mãos, “Hasparton”.
Em meados do século passado (1848), o Prof. dinamarquês Holger Nielsen criou no Instituto de Ortrup, um jogo denominado “Haaddbold” determinando suas regras.
Na mesma época, os tchecos conheciam jogo semelhante denominado “Hazena”. Fala-se também de um jogo similar na Irlanda, e no “Sallon”, do uruguaio Gualberto Valetta, como precursor do handebol.
Todavia o Handebol, como se joga hoje, foi introduzido na última década do século passado, na Alemanha, como "Raftball". Quem o levou para o campo, em 1912, foi o alemão Hirschmann, então Secretário da Federação lnternacional de Futebol. Em 1919, o professor alemão Karl Schelenz reformulou o "Torball", alterando seu nome para "Handball" com as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica para o jogo com 11 jogadores.

Início do esporte: partidas disputadas em campos de futebol

Em 1936, foram padronizadas as regras internacionais da modalidade. No mesmo ano, o esporte entrou no programa olímpico nos Jogos de Berlim, sendo disputado em gramados de futebol. No ano de 1966, os jogos de handebol em campo gramado foram descontinuados, passando o esporte ser realizado somente em salão. Em Munique em 1972, voltou já no formato atual, em quadras de ginásios.
O Handebol no Brasil

Após a I Grande Guerra Mundial, um grande número de imigrantes alemães vieram para o Brasil estabelecendo-se na região sul, trazendo consigos atividades recreativas e desportivas por eles praticadas, dentre os quais o então Handebol de Campo.
O Handebol de Salão somente foi oficializado em 1954 quando a Federação Paulista de Handebol instituiu o I Torneio Aberto de Handebol.
Este Handebol praticado com 7 jogadores e em um espaço menor agradou de tal maneira que a Confederação Brasileira de Desportos - CBD órgão que congregava os Desportos Amadores a nível nacional, criou um departamento de Handebol possibilitando assim a organização de torneios e campeonatos brasileiros nas várias categorias masculina e feminina.

Atualmente o handebol é praticado em mais de 180 países por cerca de 31 milhões de pessoas, com pouco mais de 1 milhão de times espalhados por todo o mundo. Dessas nações, 155 são filiadas à IHF (International Handball Federation), que é a federação internacional deste esporte.
Na Europa é o principal esporte, comparando-se ao Futebol.
No Brasil, o Handebol é o esporte mais praticado nas escolas brasileiras, são quase 20 mil praticantes,

7 comentários:

Anônimo disse...

O site é muito legal =D

Anônimo disse...

Oi.. parabéns pelo site, porém faço uma ressalva qto falou da capitã da Noruega Gro Hammerseng. A fota não é dela..

Abraços

Anônimo disse...

Muito bom!Eu estava fazendo um trabalho e adorei as informações, obrigada!!!!

Anônimo disse...

Muito bom ! esse blog me ajudou bastante no trabalho Obirgadaa !!

Unknown disse...

Seu blog ajudou meu trabalho sobre Handebol....
oBrigada....


MARINA.

Anônimo disse...

obrigadoo' amo mto handebol , pena q naum treino mais .. ¬¬'

Anônimo disse...

Parabéns pelo site! AMO D+ Handbal!! Mas acho que tenho que melhorar um pouco . Valew pelas dicas! ;-)