quinta-feira, 20 de março de 2008

TÁTICA DO HANDEBOL

TÁTICA DO HANDEBOL


É a distribuição dos jogadores na quadra de jogo, em determinadas posições específicas, de maior rendimento do jogador, podendo assumir os seguintes posicionamentos táticos:



ARMADORES (CENTRAL, DIREITO E ESQUERDO)


São os jogadores que ocupam a posição central da zona de ataque, colocados próximos aos nove metros.







ALA OU PONTA (DIREITA OU ESQUERDA)
São jogadores que ocupam as laterais e linha de fundo da quadra.






PIVÔS
São os jogadores que ocupam a zona central ou lateral (entre os dois últimos defensores) da quadra, próximo à linha de seis metros.



ATAQUE

FASES DO ATAQUE

A - CONTRA ATAQUE É a passagem rápida da defesa para o ataque, com o envolvimento de um ou mais jogadores, para obter a marcação de um gol. É a ação de passar rapidamente da defesa para o ataque.
B - ORGANIZAÇÃO Após o contra ataque frustrado (em função da defesa conseguir organizar-se), a equipe deverá passar a bola ou driblar (reter a bola) até a ocupação, pelos atacantes, de suas posições específicas predeterminada. C - ATAQUE EM SISTEMA Cada atacante deverá colocar-se em sua posição específica com base na qualidade e característica individual, e de acordo com a proposta de jogo ofensivo que será aplicada no momento.


SISTEMAS DE ATAQUE

A forma como os jogadores se organizam na quadra podem variar de acordo com a tática da equipe, o principal sistema de ataque é o

5 X 1.




DEFESA

FASES DA DEFESA

A - RETORNO - Após a equipe perder a posse da bola no ataque, os jogadores deverão retornar para a defesa o mais rápido possível, e pelo caminho mais curto (linha reta). A corrida deverá ser de frente até o centro da quadra, e de costas após ultrapassar o centro até a linha dos seis metros (para observar um possível lançamento do contra-ataque). Após perder a posse da bola, os atacantes não devem ficar se lamentando do erro e sim, retornar para evitar surpresa.
B - DEFESA TEMPORÁRIA - é o prolongamento da situação anterior. O defensor deverá, em razão do retorno ter sido em linha reta, às vezes atuar fora de sua posição ideal ou de maior rendimento, estabelecida no inicio do jogo.
C - ORGANIZAÇÃO DA DEFESA - Os defensores que ao retornar estão atuando em defesa temporária, após todos estarem posicionados e, surgindo uma oportunidade, deverão retornar para sua posição ideal.
D - DEFESA EM SISTEMAS - Aplicação da proposta de jogo estabelecido no momento, de acordo com o ataque adversário.

SISTEMA DE DEFESA

O sistema de defesa no handebol tem os objetos de:
Dar sentido de responsabilidade coletiva; Possibilitar a ajuda a um companheiro (cobertura e ajuda recíproca ); Reduzir as possibilidades dos arremessos a gol; e, Dificultar a movimentação dos adversários na linha de seis metros.
Um dos sistemas de defesa mais usados é o 6 X 0.

O GOLEIRO NO HANDEBOL

Ainda temos o Goleiro, que no handebol, é de primordial importância não só na defesa mais também no ataque, pois quase sempre é por ele que inicia-se a jogada.

36 comentários:

Anônimo disse...

muto bom

Anônimo disse...

ecelente é tudo o q eu prcisava

Anônimo disse...

ótimo esse texto
muito bom mesmo

yasmim disse...

esse texto me salvou,ufa!!!!!

Anônimo disse...

esse texto me salvou,ufa!!!!!

Anônimo disse...

Putss cara isso ai ajuda muito os iniciantes parabens muito bom...XD

Anônimo disse...

Nossa vlh' muito booom '
Me ajudo muito, aqui encontrei td q eu precisava,
sem duvida o melhor'

Anônimo disse...

muito bom...
ótimo era tudo q eu precisava...
vlw mesmo...

amo anime disse...

legal! meu trabalho ja ta feito blzz!

Anônimo disse...

Está muuuuuuuuuuuuuuuuito bom. Parabéns!me ajudou muito, sério, ta muito bom!!!!!!!

Italo disse...

Exelente blog ...está de parabens muito bom para estagiarios de Edfisica

João Pedro disse...

demais 100% praticidade!!!

Anônimo disse...

um blog bastante interessante muitas fotos bonitas e tudo mais, mas penso que o autor poderia se fundamentar um pouco masi e colocar algumas discussoes sobre o assunto

Anônimo disse...

um blog bastante interessante muitas fotos bonitas e tudo mais, mas penso que o autor poderia se fundamentar um pouco masi e colocar algumas discussoes sobre o assunto

Anônimo disse...

Legal meu amigo e eu acabamos o trabalho por causa desse site

yasmin espindola disse...

muito bom este blog me salvou ufaa e e bem intereçante

Anônimo disse...

legal so faltou um serto complemento

Anônimo disse...

puta merda e puta que pariu vai te fude são o mesmo que esse comentário

Anônimo disse...

esse blog é mt boom me ajudou bastante ! beijooos mariiana bl sc

Anônimo disse...

muito bom o material!! por favor poderia me dizer quais os principais gestos motores do goleiro?? valeu

Anônimo disse...

Handebol minha paixão, igual o timão... kkkk

Anônimo disse...

quem joga de central??
aê centrais!!

Ana Clara disse...

Adoorei o blog,parabéns!!Me ajudou muito numa pesquisa de educação física,que tive que fazer ... (o que é mais estranho na minha escola,é que temos que fazer pesquisas de educação física e anotar num caderno!!rsrsrs)Maas vllw! me ajudei demais!

Anônimo disse...

MUITO BOM ESTE BLOG ME AJUDOU NO MEU TRABALHO DE EDUCAÇAO FISICA SOBRE MARCA O HISTORICÓ, REGRAS, E SISTEMA TATICO E TECNICO EM GRUPO EU FIZ O SISTEMA TATICO O RESTO E CM GRUPO ,,,,LW DONO DO BLOG

Anônimo disse...

queria perguntar, se o goleiro pode sair da area, e só oque ele pode fazer. estou estudando sobre o esporte e preciso disso pos, como prova, terei que liderar um time. obrigada.

Anônimo disse...

MUITO BOM ESSA PÁGINA É ÓTIMA ZZZZZIIIIICCCCCAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

Anônimo disse...

que merda

Unknown disse...

nao entendi :c

Anônimo disse...

Site de bosta

Morgana disse...

Muito bom o site, mais deveriam mudar a cor das letras para um preto ou azul escuro, porque eu tenho problema na vista, e o vermelho atrapalha, porque não destaca.

Anônimo disse...

muito bom esse site e o tema , já fiz meu trabalho de educação física !!!! que bom :)

Anônimo disse...

e a seleção da Alemanha masculina, como é o sistema de jogo usado?

Anônimo disse...

Muito bom! Consegui fazer meu trabalho com esse assunto!

Fernando disse...

Exelente! Ajudou muito minha filha, a fazer seu trabalho de educação física.

Anônimo disse...

Caraca me ajudou demais da conta...

Eu tinha uma tarefa para fazer sobre o handebol e no fim so entrei aqui e conseguí faze-la em 5 minutos, vc salvou o meu ano letivo pq essa tarefa era tipo uma nota a mais na prova e se eu não tirasse nota alta ia reprovar o bimestre, e esse é o bimestre mais importante então se eu nao tirar nota alta ja era...

Obrigada de 💟 mesmo...

Anônimo disse...

Muito bom, porém poderia dar uma revisada na ortografia e nas cores das letras que mal dá para enxergar, obg