segunda-feira, 11 de outubro de 2010

HANDEBOL: QUADRA X AREIA

Diferente do handebol de quadra, no handebol de areia ou beach handball o Brasil é potencia mundial, acumula títulos, inclusive dois mundiais no masculino e um mundial no feminino. Porém, até mesmo praticantes do outro handebol desconhecem issso.


Aqui vão as principais regras do beach handball:





Tamanho da quadra: 27m x 12m, com áreas de 6m em linhas paralelas à linha de fundo.





Tiro de árbitro: Na quadra, cada equipe sai com a bola em um tempo. Na areia, a saída é dada com um tiro de árbitro (bola ao alto) no centro da quadra, em ambos os sets.


Número de jogadores: 4 jogadores em quadra.


Tempo de jogo: São dois sets de 10 minutos, podendo haver um set de desempate, chamado de “Shoot out”.


Impossibilidade de empate: Se um set termina empatado, é dada uma nova saída de bola e ele é decidido no gol de ouro.


Shoot out: Se cada equipe ganha um set, há um set de desempate chamado de “Shoot out” (também conhecido como um contra o goleiro, aqui no Brasil). É uma espécie de tiro de 6m em movimento. O jogador, do seu campo de defesa, passa para o seu goleiro e corre para receber a bola e realizar o lançamento contra o gol adversário. Inicialmente são 5 cobranças para cada equipe. Nele são mantidos os mesmos critérios para gols de 1 ou 2 pontos dos sets normais.


Tiro de 6 metros: Na quadra é tiro de 7m, na areia, de 6m.


Assimetria ataque x defesa: Se na quadra jogam 6 x 6 na linha, na areia o goleiro sempre vai ao ataque, proporcionando um ataque de 4 jogadores contra 3 defensores.


Fair Play: O jogo limpo é um dos fundamentos do handebol de areia. Na quadra o contato físico entre os jogadores é muito forte, na areia ele deve ser evitado ao máximo e as faltas são sempre mais brandas. Qualquer atitude mais grosseira é punida.


Exclusão: No lugar dos famosos “2 minutos”, há a exclusão. A equipe fica com um jogador a menos até que a posse de bola seja trocada.


Gols de dois pontos: Gols de goleiro e gols espetaculares valem dois pontos. Os gols espetaculares são entendidos, por convenção, como o gol de aérea (no qual o jogador deve pegar a bola no ar e lançá-la antes de tocar o solo) e o gol de giro (no qual o jogador deve entrar de frente para o gol, realizar um giro de 360 graus no ar e lançá-la antes de tocar o solo)


Substituições em toda extensão da área de jogo: Os jogadores de linha podem ser substituídos por toda área de jogo, o que dá uma dinâmica diferente ao jogo. Cada equipe fica com um lado da quadra para isso.


Vejo nosso quadro com as diferenças entre QUADRA X AREIA:
 

NA PRÁTICA FICA ASSIM:


5 comentários:

coaracihandebol disse...

http://coaracihandebol.blogspot.com/gostei muito do seu blog e serei seu seguidor seja o nosso tambem e nos ajude a divulgar o nosso esporte acesse o blog do handebol de coaraci e torne-se o nosso seguido tambem valeu galera
http://coaracihandebol.blogspot.com/

Rio Handbeach disse...

Se vai copiar um artigo, pelo menos tenha a hombridade de dar os créditos ao autor.

Fonte: www.portaldohandebol.com
www.riohandbeach.com

Ademir bellinati Bizoto disse...

Excelente blog parabéns,,,
Ademir Equipe www.hiperesportes.com

Unknown disse...

Mas q merda, onde já se viu por a cor amarela com branco? Puta merda, não dá para vê nd!

Unknown disse...

Concordo mano