segunda-feira, 1 de março de 2010

LESÕES FREQUENTES NO HANDEBOL

O ombro, o joelho, o tornozelo são os principais locais lesionados dos praticantes desse esporte. As mãos e os dedos também são bastante afetados visto que o handebol, assim como o basquete, é um esporte de altíssimo contato físico.


Atletas dessa modalidade realizam cerca de 48.000 arremessos por temporada, com velocidade média de 130km/h. A energia envolvida nesse fundamento básico do esporte é elevada, afetando e ultrapassando o limite fisiológico dos ombros.


Os mecanismos de lesões no ombro do atleta ocorrem por meio atraumático e/ou traumático. Os movimentos repetitivos, principalmente dos atletas arremessadores, são responsáveis por grande número de lesões atraumáticas.


Os atletas, muitas vezes, apresentam clínica de dor ântero-lateral sugestiva de síndrome do impacto.


Estudos junto aos atletas de handebol afirmam que as lesões nos ombros são as mais graves e persistentes, mas que lesões nos joelhos, nos tornozelos e nas mãos são as mais freqüentes.


Localização das Lesões (% de lesões):
Joelho - 18,9%;
Tornozelo - 17,9%;
Mão - 17,4 %;
Ombro - 8,1%;
Coluna - 7%.


Em relação aos tipos de lesão:
Entorse - 35,3%;
Contusão: 12.5%;
Rótula Muscular - 11%.



PRATIQUE HANDEBOL SEM SE MACHUCAR


Não abra mão de protetores, eles evitam lesões, jogadores profissionais usam tornozeleira, joelheira, cotoveleira e protetor bucal, por que você não?

4 comentários:

Anônimo disse...

Porque você nao coloca as regras do handebol?

Fábio disse...

As informações exibidas nessa matéria foram tiradas de quais fontes? Seria bom colocá-las pra dar uma veracidade mais confiável. Estou fazendo um trabalho da universidade sobre lesões do handebol, vi o blog e pretendo usar alguns dados no trabalho.

Cassia disse...

Boa Tarde Meu Nome é Cássia estudante de Fisioterapia e estou realizando um trabalho para a matéria de Fisioterapia Desportiva sobre possíveis lesões no esporte e a modalidade do meu grupo foi handebol. Poderia me fornecer alguma s informações. Verifique que no jogo são 7 jogadores Goleiro,Armação esquerda e direito, Ponta esquerda e direito e Pivô. Também pesquisei que as % de lesões:
Joelho - 18,9%;
Tornozelo - 17,9%;
Mão - 17,4 %;
Ombro - 8,1%;
Coluna - 7%.
Mas o que preciso saber é o seguinte por exemplo o goleiro pelo movimento que ele faz qual a lesão mais comum, e a do armador, Ponta e pivô.
Você teria essas informações. Desde já agradeço.

Poder em movimento disse...

Vc poderia mudar a cor, o aparelho ñ focou bom, fica muito ruim para ler.