quinta-feira, 20 de março de 2008

ARTIGO CIENTÍFICO: TREINAMENTO ESPORTIVO DO HANDEBOL

HANDEBOL: Proposta de periodização de treinamento para preparação técnica e física de atletas na adolescência

http://www.webartigos.com/articles/4152/1/handebol/pagina1.html
Francialdo Freitas Leite

RESUMO: O principal objetivo deste estudo é propor um modelo de periodização de treinamento que leve em consideração a preparação física, técnica e tática de uma equipe de handebol em níveis de iniciação e intermediário com alunos entre 14 e 17 anos de idade. A organização de um programa de atividades é dividida em etapas ou períodos de treinamentos, estes períodos se dividem em macrociclo, mesociclo e microciclo, respectivamente do maior para o menor tempo de treinamento. Para a periodização do treinamento, são levados em consideração aspectos importantes do treinamento desportivo como a heterogeneidade do nível de aprendizagem do atleta, que são divididos em quatro níveis básicos: iniciantes, iniciados, intermediários e alto nível. Relaciona-se o nível de treinamento do atleta aos campos de ação (exercícios básicos, direcionados ou especiais) e aos fundamentos básicos (passe – recepção – progressão – arremesso - drible - finta), e ainda, os princípios científicos do treinamento desportivo.

Palavras-chave: periodização, preparação física, macrociclo, mesociclo, microciclo, heterogeneidade, fundamentos básicos.


INTRODUÇÃO

A periodização é a formulação de um projeto detalhado de preparação, embasado nos princípios científicos do treinamento desportivo, levando em consideração o desporto e as diferentes qualidades ou capacidades físicas nele implícitas e a serem treinadas, o sexo e a idade dos praticantes bem como seu nível anterior de preparação, para de acordo com objetivos preestabelecidos obter o melhor rendimento desportivo.
O principal objetivo do treinamento é fazer com que o atleta atinja um alto nível de desempenho em dada circunstância, especialmente durante a principal competição do ano com uma boa forma atlética (Bompa, 2001).
Considerando que as faixas etárias entre 14 e 15 anos, que é considerada categoria “Cadete”, e 16 e 17 anos, considerada categoria “Juvenil” pela Confederação Brasileira de Handebol, devemos observar as características destes atletas, que ainda se encontram em idade escolar, onde muitas vezes acumulam funções como freqüência em cursos, jornada de trabalho, entre outras condições que possam intervir em um programa de treinamento. Não havendo, portanto, um direcionamento metodológico quanto à periodização de treinamento desportivo para a idade escolar ou não profissionalizado, permitindo o surgimento de metodologias aleatórias, segregadas e, muitas vezes, inadequada para esta realidade. A proposta de periodização aqui descrita tem a pretensão de assegurar uma planificação que possa ser adaptadas ainda, às situações mais comuns na nossa sociedade, e mais especificamente a realidade da Educação Física e do desporto no Brasil, visto que as principais pesquisas científicas que tratam do assunto, apresentam uma proposta de periodização apenas em nível de alto rendimento, com microciclos semanais de domingo a domingo.

GRÁFICO 1: PERIODIZAÇÃO SEMESTRAL DE TREINAMENTO DE HANDEBOL

BAIXE ESTE ARTIGO COMPLETO, OU OUTROS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO FÍSICA:

http://www.webartigos.com/articles/4152/1/handebol/pagina1.html

2 comentários:

dannyfigueiroa disse...

adorei seu blog...gostaria de saber se vcs tem alguma coisa do treinamento p ALAS...preciso urgente p segunda feira

Anônimo disse...

Oi,meu nome é Lorena, tenho 13 anos,faço handbeol a 5 meses, e meu arremesso é muito fraco e sem mira, e sempre quando o treinador passa coletivo na hora que estou de cara paa o gol a bola cai da minha mão,tenho dificuldade para usar a bola H2,tem algum exercício que eu possa fazer para melhorar? qualquer coisa, ai está o meu email! lotetequinha@hotmail.com